Blog G.Future

O que é LEXS-Learning Experience System?

O que é LEXS-Learning Experience System?

O modelo tradicional de EAD se caracteriza pela sigla LMS-Learning Management System, um sistema que nasceu inspirado nos modelos convencionais de ensino e de escola. Porém, a evolução da tecnologia e das metodologias educativas estão provocando uma real transformação nesse modelo.

Não basta transportar para o mundo digital, o antigo modelo de sala de aula presencial. Tanto a educação presencial como a digital estão passando por intensas transformações, visando uma maior participação das pessoas, integração de grupos, estímulo à produção de conhecimento, experiências, projetos e aplicações práticas.

O modelo tradicional de LMS tem como foco exclusivo a oferta de conteúdos, o que muitas vezes resulta em uma experiência passiva, onde a pessoa se vê diante da tela assistindo a uma aula ou lendo um texto. E nada mais.

Em relação às avaliações, há um único foco, centrado na retenção de conteúdo: o tradicional modelo de “prova”.

Os controles e a gestão oferecidos por este tipo de sistema LMS, acabam se voltando somente para aspectos quantitativos de número de acessos e registros de início/término.

O feedbacks são lineares e unidirecionados, seja entre professor e aluno, ou nas indicações de certo e errado.

Por conta da pobreza metodológica, as funcionalidades deste tipo de sistema são restritas, com um baixo nível de customização.

Já o Learning Experience System, isto é, um sistema com foco na experiência das pessoas, e não somente na oferta de conteúdos, é muito mais rico em possibilidades de aprendizagem.

Tendo as pessoas como foco, é possível estabelecer redes e comunidades de aprendizagem, ampliando as possibilidades de interações, com os conteúdos, entre as pessoas e com a produção de conhecimento.

O foco na experiência das pessoas permite criar simuladores de experiências específicos, que reproduzem o contato com a realidade prática, onde é possível aplicar o conhecimento produzido.

As interações, a comunidade de aprendizagem, as funcionalidades de gamificação permitem a ampliação dos sistemas de avaliação, feedbacks, aprendizagem em rede e estratégias de reconhecimento. Nada disso é possível em um modelo tradicional de LMS.

É essa riqueza de possibilidades do LEXS-Learning Experience System, que permite um alto nível de customização dos processos educativos online, atendendo aos diferentes perfis de pessoas, suas prioridades e desafios específicos.

co